sexta-feira, outubro 03, 2014

O DEBATE PRESIDENCIAL DA GLOBO

O MEDIADOR ATRAPALHADO

A começar pelo Bonner. Trocou a ordem dos debatedores, confundiu quatréplica com tréplica. Não conseguiu por ordem no barraco frente a claque contratada pelos tucanos para aplaudir Aécio...

SEM PAPAS NA LÍNGUA

“Não levantes o dedo para mim Aécio”. O tucano se descontrolou. Espumou de raiva. Quer descontrolar o Aécio? É só lembrá-lo do aeroporto familiar construído em Claúdio-MG com dinheiro público. Luciana não deixou por menos. O dedo também veio em riste. Dois pitbulls na bancada.

HOMOFÓBICO RAIVOSO

Levy Fidelix não perdoou Luciana Genro. Jurou-lhe ódio eterno pela defesa temperamental da candidata à causa GLBT. Levy esperneou. Os passos dados da cadeira ao púlpito mostravam a pressa do candidato em achincalhar aquela - que aos olhos dele - seria o protótipo legítimo da dissolução da família brasileira. A psolista não se abalou. Continuou convicta e cada vez mais afiada.

CUMPADRE EVERALDO

O candidato toma banho, passa perfume – pastor Everaldo estava todo engomado – ensaia uma resposta e descamba para ancorar Aécio. É descarado. Repete a cantilena do liberalismo por ele mesmo, sem análise comparativa nem tampouco consequências. Um robô falante a serviço da direita retrógrada.

EDUARDO JORGE

O verde se esforçou mas não conseguiu destaque. Tentou se equilibrar na neutralidade às demais candidaturas se apoiando no didatismo ambiental chato. Entrou pequeno e saiu diminuto do debate. Confundiu atribuições do Governo Federal, com responsabilidades do executivo municipal. Cunhou a expressão G3 em referência ao trio DMA.

EX PT, EX PV, EX REDE, ORA PSB

De magra, só a compleição. De coitadinha, só o passado seringalista. Marina Silva mostrou como reage frente a quem ousa contrariá-la. No confronto, uma mulher prepotente, mal educada. Nas contradições, se omite, mente e não se abala. Tentou encurralar Dilma e se deu mal. O marcador do relógio zerava e Marina continuava em provocação infundada. Chegou ao ridículo de ironizar o jeito da Dilma falar em solavancos. Arrancou risos da plateia e também da minha pessoa acomodada na horizontal do meu Maxflex.

MINEIRO TINHOSO

Se derrotado, Aécio Neves tem emprego garantido em Óliúdi. Bom de câmera e de gogó, mas sem sustância. Prioriza ataques ao PT ao invés de propostas. Eleitoreiro por excelência, admite continuidade das boas políticas do PT, com promessas de avanços de última hora. Não apresenta novidade ao eleitor, a não ser a façanha em assumir o poder para aniquilar o PT. Figura doentia.

DILMA, A ESTRELA

Sem dúvida, Dilma é a candidata melhor preparada para governar o País. A petista não brinca em serviço. Respeita os adversários, fala com serenidade do que fez no primeiro mandato – que não é pouco – e tem clareza do que pretende implementar nos próximos 4 anos.

As provocações ácidas são respondidas com propostas factíveis, sempre com olhar voltado às políticas de inclusão em especial aos menos favorecidos.

“Criamos mecanismos para combater a corrupção. Não empurramos a sujeira para debaixo do tapete. Não nomeamos engavetador geral da República.”

Voto Dilma. Voto PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário