domingo, maio 18, 2014

Síndrome coletiva de pessimismo pré-copa

Nelson Rodrigues criou a expressão Complexo de Vira-latas para traduzir o sentimento de inferioridade que assolou o brasileiro após a derrota do Brasil no mundial de futebol em 1950.

À véspera da Copa 2014 tendo o Brasil como sede, o sentimento vira-lata é visível, não apenas no âmbito do futebol - até porque os jogos nem começaram – mas no leque de serviços que o Brasil deve oferecer aos visitantes.

Em roda de amigos, esquinas, por toda parte, sempre tem alguém a dizer: “No Brasil nada funciona. Os aeroportos estão aos pedaços, o trânsito, a segurança estão à beira do caos. Essa copa vai ser uma vergonha!”

Sem arrogância, digo que conheço muitos países nesse mundão afora. Por onde passo, procuro observar costumes, mobilidade e funcionalidade das instituições.

Posso afirmar que o oásis almejado não existe em nenhum lugar do mundo. Todas as cidades, principalmente as de grande porte, apresentam problemas de urbanidade.

Será a favela de Munique menos desigual que a Rocinha? Será o engarrafamento das ruas parisienses convergentes ao Arco do Triunfo menos caótico que a Marginal Tietê? Mais uma pergunta. Se escolhidos a sediar uma Copa Mundial de Futebol, esses países recusariam?

Na verdade o povo tem é medo de acreditar em si mesmo. A atitude negativa nada mais é que o disfarce do otimismo envergonhado. É a proteção necessária para – se o Brasil falhar - estufar o peito e dizer: ”Viu, eu não disse!?

Se vivo, Nelson Rodrigues, substituiria o Complexo de Vira-Latas por Síndrome Coletiva de Pessimismo Pré-copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário