terça-feira, maio 14, 2013

100 dias de PT e PDT. Curitiba vai bem, obrigado.


Da esquerda para a direita: vereadora prof.ªJosete, Secretário da Cultura Marcos Cordioli, vice prefeita e Secretária do Trabalho e Emprego Mirian Gonçalves, vereador e Presidente Municipal do PT Jonny Stica, prefeito Gustavo Fruet, Secretaria da Mulher Roseli Isidoro e Secretário da Saúde Adriano Massuda   
Por que fazer uma reunião para apresentar aos filiados do PT a experiência do partido nos primeiros 100 dias de mandato na prefeitura de Curitiba? Na história política paranaense é a primeira vez que o PT é protagonista na gestão da cidade.  A recente novidade sugere reflexões sobre a experiência não só pelo fato do PT estar na vice, mas também presente em cargos estratégicos do primeiro e outros escalões da administração pública municipal.

Jonny Stica, Presidente Municipal do PT, convocou e os filiados compareceram em peso para ouvir o que os representantes tinham a contar das ações no executivo.
O prefeito Gustavo Fruet(PDT) foi muito aplaudido ao entrar no auditório da APP. A relação amistosa e respeitosa por parte dos petistas seria normal, se a aliança que culminou na vitória do pedetista não fosse eivada de questionamentos. Sobravam desconfianças de todos os lados no futuro da coalisão PT/PDT.
A vontade de ver Curitiba humanizada e bem cuidada para sua gente falou mais alto.
O prefeito queria falar pouco, mas se empolgou no discurso.
Fruet disse
Assumir uma prefeitura do porte como a de Curitiba após anos comandada por um mesmo grupo é um grande e constante desafio. Uma boa equipe de trabalho é fundamental para ir em frente. Dos pequenos aos macros, os problemas são diagnosticados com vistas a soluções viáveis e compatíveis com o orçamento, que é apertado. Para o impasse dos custos do transporte coletivo, foi nomeada uma comissão composta de técnicos da UFPR, sindicatos, objetivando analisar o sistema e propor alternativas para acabar com o conflito existente no preço real a ser cobrado dos passageiros.
Fruet garante a realização das obras necessárias para Curitiba fazer bonito na Copa do Mundo, sem esquecer do polêmico Viaduto Estaiado, com revisão responsável dos valores orçados pela administração anterior.
Tem blogs, cujo perfil deixa claro de que lado está, que tenta desqualificar o esforço e trabalho do prefeito. Fruet ressalta que esta é uma questão a ser resolvida por ele e orienta que a equipe deve manter uma relação republicana junto aos governos federal e estadual.
Simpático e nominando as pessoas no decorrer, com o cuidado em não cometer gafes do esquecimento, Fruet encerra o diálogo lembrando de um evento em que participou, cuja plateia era formada majoritariamente de pré-adolescentes. Na ocasião, uma das crianças que o antecedeu no discurso falou duas, três palavras e foi aplaudidíssima. A fim de não correr o risco de ser vaiado, o prefeito disse também ter sido lacônico na fala. Foi aplaudido lá e na APP também.  
E a vice Mirian Gonçalves(PT)?
Empolgação. Este é o termo apropriado ao descrever a vice prefeita. Em dupla função, haja vista acumular o cargo eletivo e a Secretaria do Trabalho e Emprego, Mirian não se faz de rogada ao contar que pela primeira vez uma mulher vai assumir a prefeitura de Curitiba. “Meu nome pode não ser lembrado, mas que foi uma mulher, isso ninguém vai esquecer”, disse. Mirian exercerá a interinidade do cargo, entre os dias 17 de 26 de maio em virtude de viagem oficial de Fruet ao Japão.   
Assim como o prefeito, a vice dorme pouco e corre muito. Nestes poucos meses de mandato, Mirian se diz incansável na busca de soluções na desburocratização dos setores de atendimento ao cidadão. Um dos entraves, segundo ela, é a dependência do ICI – Instituto Curitibano de Informática, estrutura fora de sintonia com a demanda dos serviços.  A  promoção  de feiras de emprego e documentação, descentralização do atendimento facilita a vida das pessoas; as valorizam e as fazem cidadãs. Miriam e equipe estão executando estas tarefas na prefeitura.

Três secretarias
O PT ocupa três pastas na prefeitura: o médico Adriano Massuda à frente da Secretaria da Saúde;  Roseli Isidoro na Secretaria de Políticas para Mulheres, pasta criada nesta gestão;  e Marcos Cordioli nomeado para a Secretaria da Cultura. Outra estrutura importante, a administração regional do CIC (Cidade Industrial de Curitiba), também é ocupada por um petista, o Ton Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário