sábado, junho 15, 2013

I Conferência Estadual de Tecnologia da informação e comunicação & Ciência e Tecnologia


Tecnologia da informação e comunicação (TIC) & Ciência e Tecnologia - definida como um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de forma integrada para facilitar a vida das pessoas - foi o tema da I Conferência Estadual realizada na sede Partido dos Trabalhadores (PT/PR) neste sábado.

As diversas e crescentes formas de utilização das TICs, nas escolas, prefeituras, nas áreas da agricultura e saúde, empresas públicas, recomendaram a discussão de políticas adequadas ao setor, no sentido de nortear a atuação do partido no estado e construção do plano de governo das eleições de 2014.


Os painéis abordaram temas como a democratização dos meios de comunicação, cidades digitais, internet, redes educacionais abertas, software livre, desenvolvimento de ciência e tecnologia, políticas públicas de TI, entre outros assuntos.

Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. São vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem e comunicação entre as pessoas.

A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.



A conferência foi organizada pelo Setorial TIC e contou com a presença da secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto; presidente do Serpro, Marcos Mazoni e do deputado federal Angelo Vanhoni. Também participaram como debatedores, o professor da UFPR, Flávio Gonçalves; diretor de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Pinhais, Anderson Tanck; Presidente do Blogoosfero, Sérgio Bertoni e o advogado e mestre em Direito Autoral pela UFSC, Alexandre Pesserl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário