segunda-feira, agosto 13, 2012

Alongar é tudo de bom. Que tal começar agora?

- Cadê a Ana. Porque será que ela não veio hoje? - Pergunta Sueli, ansiosa para que alguém a responda.
- Ei pessoal! Que tal aproveitarmos a oferta para Cancún? - Observa Tere, feliz da vida pela possibilidade em fazer mais uma viagem na companhia dos amigos.
- Vamos dar uma passadinha na casa da Rosi depois da aula gente? – Lembra Rose.
Professor Lucas Casanova
- PESSOAL...TÁ NA HORA DE COMEÇAR A AULA. Aqui ao lado da Maria tem espaço. – diz o professor Lucas – Temos aluna nova hoje. Esta é a Ivone. Complementa.
Este é um pequeno exemplo do que acontece nas aulas de alongamento às 9 horas, nas segundas, quartas e sextas-feiras no Ícaro Clube, no Cabral.
Embora a prática do alongamento seja indicada para pessoas de todas as idades, os alunos – a maioria mulheres - do professor Lucas já passaram dos cinquenta. Mas a palavra “velho” é  terminantemente proibida no grupo.  As dores comuns dos “entas” são tratadas com muito humor e apenas para troca de experiência.
E o que une estas pessoas?
O alongamento surge como uma atividade física que produz vários benefícios a saúde, tais como, aumento da flexibilidade, é bom para ativar a circulação, ajuda no equilíbrio e coordenação motora, conscientização corporal e, principalmente, como melhoria no convívio social.
A prática é fundamental tanto para quem mantém uma vida sedentária, quanto para quem pratica exercícios regulares e até para quem mantém uma rotina de exercícios físicos intensa.
Além disso, o alongamento serve para evitar aquelas terríveis dores musculares, comum nos dias de hoje, uma vez que as pessoas se exercitam cada vez menos.
Atento às necessidades, o professor Lucas sabe usar a criatividade para tornar as aulas atrativas. Recursos como cordas, elásticos, bolinhas são usados para potencializar os exercícios.
E o mais bacana de tudo, é que durante as aulas de alongamento as pessoas são livres para falar dos problemas, alegrias e esperança futura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário