segunda-feira, janeiro 29, 2018

Democracia estraçalhada

Quisera a juventude, gente de tempo e energia, tivesse a dimensão das trapaças que ocorrem hoje no Brasil.
Três poderes unidos na podridão do sistema.  
O judiciário, a casta elegante e da moradia privilegiada, dá cada vez mais mostras de desinteresse à parcialidade da justiça, requisito essencial ao sagrado  exercício da magistratura.
O legislativo, um caso à parte. Uma casa cujo funcionamento é proporcional à quantia de dinheiro a molhar a mão dos deputados. Não há pudor, nem disfarce. Valores são negociados à luz do dia para aprovar esta ou aquela matéria.
Paralelo às chantagens, emana da casa das leis retrocessos absurdos nos costumes e pautas culturais. Nada a estranhar se dia desses o  estupro for legalizado em nome de Jesus.
As palavras social  e solidariedade foram substituídas pelo vai e vem da Bolsa de Valores, pelo lucro dos gigantes, pela ganância dos donos da soja,  pela frieza dos banqueiros.
O executivo se supera. Nunca d’antes na história deste país, vê-se um governo composto por uma corja de ministros envolvidos em falcatruas, denúncias de recebimento de milhões em propina, mostradas ao vivo e a cores em mala e apartamento recheados de dinheiro.   
Cenários inegavelmente estarrecedores.
Mas, mais estarrecedora que a prática maléfica em voga nos poderes, é o silêncio sepulcral do cidadão brasileiro.  
Há de se perguntar o que falta para cair a ficha do povo e fazê-lo sair às ruas a exemplo dos milhões de manifestantes em 2013.
A gasolina, o gás e a luz dia sim dia não sobem  de preço. O emprego está escasso.  
De um lado, estão as  esquerdas sempre prontas nas ruas em denúncia aos desmandos. Porém, admite-se, sempre representada pelos seus expoentes costumeiros. A massa continua distante, inerte.
Parcela da população insiste na tese do “nenhum político presta,” o que soa quase como um mea culpa à panelada na janela.  
E as dificuldades de mobilização vão mais além. Os mais velhos que seguram o rojão, um dia cansam.
Os mais novos... na telinha a acompanhar as oscilações dos bitcoins.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário